quinta-feira, 28 de junho de 2012

Ore pelo Povo Didinga

(População: 64.000)
Localização e Contexto:
Os Didingas vivem em seus próprios vales, nos planaltos, encostas e nas planícies adjacentes da região. Seus vizinhos são os Boyas, Toposas, Dodotes, Dongotonos e  os Lotukas / Lopits. Existia uma richa entre eles no passado, mas agora eles são amigáveis, se casam e até falam uma língua semelhante ao  Boya e Murle Tenet.
História:
A Tradição mostra que os Didingas chegaram em suas terras durante o presente século 16, como parte de um grupo migratório a partir do lago Turkana ou Etiópia. O  Leste e Oeste do Nilo foram divididos durante o período britânico em influência protestante e católica, que colocam os Didingas como católicos. Entre algumas pessoas mais velhas ainda há um pouco de influência católica, mas a fé não é  genuína.
Cultura:
Os Didingas são pastores de ovelhas  e os agricultores . O gado também é muito importante, a área tem capacidade suficiente para crescer duas colheitas por ano. Eles vivem em domicílios divididos por clãs, em casas redondas com telhados em forma de cone. Eles também gostam de  música e vários outros ofícios. Embora haja um chefe supremo, que é uma posição hereditária, as decisões são tomadas pela comunidade, e as pessoas mais jovens têm o direito de questionar os mais velhos. Eles desejam educação.
Religião:
Como seus vizinhos, os Didingas, eles  aceitam a existência de um ser supremo, uma esfera dos espíritos que interagem com os vivos. Eles adoram sacrificar aos espíritos e deuses e dão grande importância ao culto dos antepassados mortos. A Justiça é importante na comunidade, que realiza certos rituais e é vista como transportadora de grande influência e poder.
A minha alma disse ao SENHOR: Tu és o meu Senhor, a minha bondade não chega à tua presença, Mas aos santos que estão na terra, e aos ilustres em quem está todo o meu prazer.”Salmos 16:2-3
Fonte: MIAF - Missão para o Interior da África  - http://www.orepelaafrica.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário