segunda-feira, 11 de junho de 2012

Cazaquistão: sem lugar para igrejas pequenas

 

Uma lei aprovada em outubro passado sobre religião tem sido usada para revogar o registo de grupos religiosos com menos de 50 membros adultos. Isso tem gerado uma verdadeira luta para igrejas pequenas continuarem com seus registros oficiais.

No passado, as autoridades multavam aqueles que se encontraram sem o registro, mas a nova lei oficialmente proíbe toda a atividade religiosa não registrada e as penalidades para quem for encontrado fora da lei são muito maiores. Com isso, o número de grupos religiosos no Cazaquistão diminuiu 13%.

Em fevereiro, funcionários do governo exigiu que 579 grupos religiosos perdessem seus certificados. Autoridades locais continuam a visitar as comunidades para garantir a aplicação dos novos regulamentos.

Kulyan Seydahmetova, uma autoridade local na política interna do Departamento (IPD), explicou que os pequenos grupos são ilegais sob a lei nova, porque não inclui nenhuma disposição específica para pequenas organizações religiosas. “Nenhuma forma de tal atividade é definida, portanto, esses grupos não podem existir dessa forma”, disse Seydahmetova. “Para ser capaz de continuar a atividade, eles devem voltar a registar-se como pessoas jurídicas.”

Os agora “cristãos ilegais” estão preocupados, pois muitos não conseguirão esse quorum de 50 assinaturas num curto espaço de tempo para se legalizarem.

O governo também usou a nova lei para fechar igrejas e salas de oração nas prisões em todo o Cazaquistão.

Vamos orar para que esta situação seja revertida e que haja liberdade para todos os cristãos do Cazaquistão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário