sábado, 18 de agosto de 2012

Cristãos sírios falam sobre seus anseios, medos e dificuldades - Parte 2


A população de Homs, localizada na região central da Síria e principal reduto opositor ao governo do presidente Bashar Al Assad, é a que mais sofre com os confrontos entre rebeldes e as forças armadas
Clique aqui e leia a 1a parte do artigo.
A situação em Homs é miserável, a cidade passa por muitas dificuldades. Segundo nossas fontes, mais de 80 por cento dos cristãos deixaram Homs e foram para  aldeias vizinhas e Damasco. Alguns pastores permanecem na cidade. Soubemos de uma igreja evangélica que foi atacada. Algumas igrejas ainda abrem nas manhãs de domingo para atender os fiéis, mas a maioria das pessoas não comparecem por causa da distância entre suas casas e a igreja e os poucos que moram mais próximos à igreja não têm meios de transporte adequado e seguro para ir ao culto.
"As pessoas que vivem próximas umas das outras se reúnem para orar. Homs é uma cidade fantasma e a situação das pessoas não é estável. Os cristãos que foram embora de Homs, souberam depois que suas casas foram invadidas e saqueadas. "
As escolas em Homs às vezes funcionam, às vezes não. A preocupação das pessoas é com a  segurança de seus filhos na escola, e principalmente no caminho à escola. "As pessoas da cidade não dispõem de recursos, nem mantimentos, isso torna a situação desesperadora", diz um cristão sírio.
A situação em uma pequena cidade está se tornando cada vez mais violenta. Os poucos cristãos que haviam ali já deixaram ou estão deixando o local porque tornou-se  uma zona de guerra. Em outra pequena cidade, porém, os cristãos não deixam de se reunir regularmente. Mas, segundo o pastor, a situação é tensa para a pequena minoria cristã, porque eles sabem que estão cercados por muçulmanos extremistas e de oposição.
Perseverança
Comparado com o que está acontecendo em outras cidades, a situação na capital Damasco é bastante estável. "Mas, ainda assim, as pessoas não saem de casa após o pôr do sol, a menos que seja para áreas conhecidas, seguras e de fácil acesso. Igrejas mantiveram os seus serviços e, as escolas estão funcionando bem, exceto às sextas-feiras. A situação financeira das pessoas piorou. Os pastores da capital tambem alegam que têm ocorrido sequestros e roubos, e que as pessoas estão vivendo com medo.
"Alguns cristãos, querem deixar o país, mas outros dizem que não há como fazê-lo. Eles dizem: 'nós nascemos e crescemos aqui, e aqui vamos ficar, não importa o que aconteça, mesmo que tenhamos que morrer' ".
Vários pastores compartilham o temor que muitos cristãos têm sobre uma possivel queda do governo do presidente Assad, o que pode piorar drasticamente a situação deles. Em geral os cristãos encontram força na sua fé e tentam manter sua atitude positiva confiando que Deus tem uma resposta e trará a paz à Síria novamente. "A igreja está orando sem cessar". Nós oramos muito e confiamos na poderosa mão de Deus", diz um dos pastores da capital.
Por favor, junte-se aos cristãos sírios em oração, ore pela paz do país. O que vai acontecer a seguir? Só Deus sabe a resposta, mas a igreja brasileira deve definitivamente se levantar e orar pelos cristãos sírios e por sua nação.
Pedidos de oração
•Ore pelo fim dos conflitos militares na Síria e pelo restabelecimento da paz no país.
•Ore pelo situação dos cristãos que vivem nas cidades de Homs, Demasco e Aleppo. Peça a Deus que os proteja e supra todas as suas necessidades.
•Ore para que o testemunho de amor, perseverança e fé dos cristãos sírios possa impactar a vida dos muçulmanos.
FontePortas Abertas
TraduçãoMarcelo Peixoto

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

42 CAIXAS DE BÍBLIAS ATÉ DEZEMBRO.


 
Pr. Teófilo Karkle – Missionário no Chile

Amados leitores deste prestigioso Blog, venho através de esta matéria pedir mais uma vez vossa gentileza, estamos lançando uma nova Campanha de Bíblias para o Chile, queremos cobrir um Bairro chamado Cristal colocando uma Bíblia em cada casa, vamos fazer a distribuição no mesmo estilo de um Censo populacional. Vamos perguntar em cada casa seu credo religioso e oferecer com muito carinho uma copia da Palavra de Deus.

Quando buscamos imagens de Bíblia na internet, até bíblia satânica encontramos o povo fazendo campanha de divulgação. Pense nisso! Como então deixaremos de pedir aos nossos leitores Bíblias Verdadeiras, para entregar a um povo tão carente da Palavra de Deus? Não se dedique a condenar esta Campanha, pois ela esta abençoada e autorizada por Deus. E como tenho Legalidade Missionária dado por Deus faço ela com Transparência.

Sempre ouvi desde criança citar e recitar que devemos Lançar o Pão sobre as águas, na verdade o que era lançado sobre as aguas era a semente do trigo no rio Nilo em tempo de cheia, quando as suas aguas invadiam lentamente as terras de plantio, e quando baixavam lentamente o trigo ficava semeado de maneira muito bem distribuída.

(Eclesiastes 11:1) Lança o teu pão sobre as águas, porque depois de muitos dias o acharás. Talvez você nunca Semeasse numa terra boa chamada Missões, seja curioso, faça uma prova, para ver o que você vai colher ai na sua casa. O tempo é agora, se deixar passar os dias não conseguiremos uma boa colheita.

Queremos convidar então brasileiros de todos os tamanhos, de todas as idades, de todas as cores, de todos os municípios, de todos os extratos sociais e de todas as igrejas a fazer parte desta Campanha de 42 Caixas de Bíblias. Quarenta e duas pessoas doando uma caixa de Bíblia no valor de 192 Reais. Vamos postar o nome de cada pessoa que fizer a Doação de amor ao povo chileno.

O município que estamos semeando inicialmente estas 42 Caixas de Bíblias se chama Padre Hurtado esta no extremo Poente da Região Metropolitana do Chile, com seus 38.768 habitantes. Padre Hurtado esta a 23 km de Santiago.

Observe no mapa da Região Metropolitana aquela ponta vermelha parecendo uma Torneira é ali que estaremos pregando o Evangelho, é ali que estamos plantando uma Bíblia em cada casa. O formato do mapa parece com uma Torneira de Agua. Sim queremos que o Município de PH seja a Torneira de Agua Viva que Deus abrirá sobre toda a Região Metropolitana do Chile.

Esta cidade rural é uma cidade muito religiosa, ali a igreja Católica tem um grande seminário, as Testemunhas de Jeová tem sua sede nacional. Também estamos colocando ali o nosso Ministério Internacional chamado Centro de Alegria, com propósitos de trazer a restauração da Alegria no poder do Espírito Santo. Falaremos e contaremos aqui pela rede mundial de Internet como o profeta Isaias falou nos seus dias:

(Isaías 61:10) Regozijar-me-ei muito no Senhor, a minha alma se alegrará no meu Deus; porque me vestiu de roupas de salvação, cobriu-me com o manto de justiça, como um noivo se adorna com turbante sacerdotal, e como a noiva que se enfeita com as suas joias.
No primeiro bairro chamado Cristal onde estaremos iniciando esta Campanha de Plantar uma Semente da Palavra de Deus, contamos com aproximadamente 1.000 casas até agora nenhuma Igreja Evangélica havia conseguido se estabelecer ali. Motivo pelo qual pedimos suas orações redobradas ao nosso favor. Para que onde o pecado abundou, superabundou a graça. (Romanos 5:20)

Padre Hurtado é um homem chileno nasceu dia 22 de Janeiro de 1901 e morreu com 51 anos de idade no dia 18 de Agosto de 1952. Fui canonizado a ‘Santo’ pela igreja católica pelo atual papa (2005), um homem que ajudou muito aos pobres, mas como ele está morto, nós temos a Missão de levarJesus que vive e esta de braços abertos para amar este povo. (Romanos 14:9) Porque foi para isto que morreu Cristo, e ressurgiu, e tornou a viver, para ser Senhor, tanto dos mortos, como dos vivos.

Pedimos em nome de Jesus para que nos faça uma Abençoada Doação de uma caixa de Bíblias no valor de 192 Reais, e se você puder nos ajudar nos próximos Cinco meses seriam fantásticos. Queremos conseguir em nome de Jesus mais 42 caixas, das quais Cinco poderiam ser de sua Doação incluindo os meses de Agosto a Dezembro. (2 Coríntios 9:6) Que o que semeia pouco, pouco também ceifará; e o que semeia em abundância, em abundância ceifará.

Estaremos orando e esperando uma resposta positiva no nosso e-mail centrodealegria@hotmail.com Deus fará multiplicar sobre sua vida pelo menos pela medida menor dada na Bíblia (30 x 1) (Marcos 4.20) E os que recebem a semente em boa terra são os que ouvem a palavra e a recebem, e dão fruto, um a trinta, outro a sessenta, outro a cem, por um.

A conta é 18.491-8 agencia do Banco do Brasil numero 3078-3 no meu nome Teófilo Venicio Karkle.

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

MISSÕES FILIAIS


Pr. Teófilo Karkle

Com o passar dos tempos palavras foram criadas dentro da missiologia para definir tipos de Missões, tais como Missões Transculturais, Missões Nacionais, Missões Locais. Hoje acabamos de criar uma nova palavra Missões Filiais, para descrever a maior dificuldade das igrejas em aplicar seu dinheiro em fazer Missões, seja esta onde for.

Filial neste caso, não vem dos três tipos de amor em grego: Ágape, Eros e Filial. Mas vem de uma Igreja, dependente de outra igreja, uma sucursal dependente de uma matriz. Não é correto igrejas brasileiras sair pelo mundo abrindo filiais, vejamos neste tema por que não é correto.

Missões devem ser feita com vários Ingredientes Espirituais tais como: amor, fé, paixão, paciência, coragem e determinação. Também deve ser feito utilizando todas as partes do corpo: pés, mãos, braço, joelho, coração, olhos e lágrimas. Missões ademais devem ser feita com a Logica: Passagens, Documentações, Autorizações de Governo e com uma Infraestrutura adequada.

Quando falamos em Missões Filiais, tocamos num ponto crítico e que fecha as portas para a implantação de igrejas no exterior. Vejamos duas grandes dificuldades, tenho 22 anos de experiências com Missões, isso me dá uma bagagem para falar do assunto com toda a autoridade e legalidade.
Dificilmente as Igrejas querem tomar um Barco Andando, todas querem ir ao Porto e começar a Viagem do Quilômetro zero. Todas querem enviar missionários que nunca foi, do que respaldar um Missionário que já está ativo.

São centenas de Missionários Autônomos como o nosso caso, que estão espalhados por diferentes nações da terra fazendo a obra de evangelização.

Quando enviamos propostas a igrejas para uma Adoção, observamos como elas cogitam, indagam, fazem reuniões de presbitérios, quando fazem, e chegam a seguinte conclusão: Não nos convém adotar este Missionário. Os motivos são os mais clássicos: Não é do nosso estado, não é da nossa cidade, não é da nossa denominação, não é da nossa conta e não tem a nossa visão. Os Missionários tem mais visão do que certas igrejas.

O missionário cai até no julgamento com esses questionamentos: Como é que esse camarada está sozinho lá no campo de Missões? Por que não tem uma igreja dando cobertura nem respaldo econômico?
Os Missionários Autônomos são tratados de rebeldes, de insubordinados, de aventureiros. Perguntam pela cobertura ministerial, se já tem se limitam com apenas orar pelos missionários, isso quando se lembram de orar. Se não tem cobertura, entra à dúvida a indagação e ficam com um pé atrás. Desconhecem que quem chama quem seleciona e quem envia é o Espirito Santo, e não essa Burocracia fria e cheia de freios.

Escrevo aos Missionários neste momento, não sinta e nem faça do teu campo de atuação um Campo de Batalha, ainda que a luta seja contra demônios. Esta luta é para todos os crentes, com Missão ou sem Missão. Faça o que Deus mandou fazer, procure ver o lado bom da coisa, desfrute esse tempo, que é muito bom, junto com a tua Missão tem muita coisa linda para ver e muita coisa boa para comer.
Deus chamou o menino Samuel, num período critico onde o Sacerdócio de turno estava a ponto de ser extirpado. Deus fala com o menino Samuel, sem a tarimba, sem a maturidade e sem os protocolos dos velhos ministros.

Sabe às vezes Deus não consegue mais falar com os Velhos Eli, e começa a falar com os novatos Samuel. Deus não pode usar os pastorzões para Fazer Missões, ele levanta e leva Samuel. Levanta e leva Davi. Levanta, leva e usa os pequenos Samueis.

Pastores que querem ter Filiais da sua igreja no exterior, não estão focando salvar almas. Até existe a possibilidades aqui no Chile de ser reconhecido um CNPJ de uma igreja brasileira, para que seja uma Filial do Brasil. Mas isso não é viável.

Os Missionários brasileiros devem morar no país de destino, os cultos tem que ser feito no idioma nativo. Não se pode comandar uma congregação desde o Brasil.

A Igreja Deus é Amor, tem uma jactância de colocar nos seus letreiros das igrejas fora do Brasil à indicação da Sede Mundial, da Avenida do Estado e do seu Fundador, encontramos que isso esta demais.

A igreja o Brasil para Cristo, abriu uma Filial no Paraguai e colocou o seguinte nome: Igreja o Brasil para Cristo no Paraguai. Com certeza uma Filial assim causa constrangimentos aos paraguaios. O correto seria assim: O Paraguai para Cristo. Cuba para Cristo. Peru para Cristo. Chile para Cristo.

Exatamente como estamos anunciando aqui, criar Filiais nas Nações é um atrapalho a Evangelização Mundial. A Bandeira que deveria ser levantada é a Bandeira de Cristo, não as bandeiras denominacionais.

Converter igrejas chilenas com estilos brasileiros, fazendo delas uma Filial bloqueia a própria cultura local. As igrejas no Chile tem que comprar lenha para fazer culto, para aquecer o templo. No Brasil tem que comprar ventiladores. Em vez de tomar agua fria no púlpito, aqui temos que tomar uma xicara de chá. Aqui no Chile não se canta sentado como as igrejas tradicionais no Brasil, aqui todos só cantam em pé, mas poderiam ler a Bíblia sentada, é uma questão de cultura.

Pastores, fazer uma Missão Filial é como fazer um pequeno império, quando Jesus mandou fazer discípulos. Fazer uma Filial num lugar pobre não teria retorno a sua igreja no Brasil, e ninguém tem feito isso.  O que estamos vendo ultimamente é Filiais feitas nos EUA e Japão, pois lá sim que renderia um bom retorno econômico a matriz, pois são países de primeiro mundo. Igrejas que enviam Missionários Filiais nestas condições estão fora do foco, do propósito e da Real Missão, isso é vergonhoso. Está errado fazer Missões deste jeito, onde primeiro enviam o Missionário, depois vai o Presidente para um Tour Missionário e arrecadar recursos.

Realmente quando escrevo, falo da abundância do coração. Quando criticamos estamos propondo uma Reforma Missionária. Tem igrejas que falam em Segurar a Corda para que o Missionário baixe no Abismo, isso é uma analogia ambígua, obsoleta. Não queria eu descer em nenhum abismo confiando em nenhuma corda, isso é missão de bombeiros.

O mundo todo ficou sabendo dos 33 mineiros chilenos que ficaram sepultados dentro de uma Mina de Cobre a 700 metros abaixo da terra. O mundo tecnológico se moveu pata salvar, só o mundo tecnológico veio salva-los. As igrejas não foram ali para salvar, para levar palavras de fortaleza, nem comida e nem corda. Vieram da Alemanha, máquinas especiais onde conseguiram furar a terra, um buraco no diâmetro de onde podiam passar garrafas com água, colchões infláveis, cartas, medicamentos. Enquanto se fazia outro orifício de 70 centímetros onde desceriam uma gaiola para resgatar de um a um cada mineiro. Ninguém saiu primeiro, até que desceu por este poço um enfermeiro para aplicar medicamentos e começar o resgate de que estava mais fraco primeiro.

Jesus não mandou fazer Filial pelo mundo, ele mandou fazer discípulos, e discípulos para Jesus, não para o pastor.

O mundo já estaria salvo se parassem com esta mania de Filiais, de Cobertura de nome, e que se não tem como criar uma Filial, ninguém sai da cidade de origem. Criar Filiais brasileiras é como que a Missão da igreja fosse Diplomática, como que a Missão da Igreja fosse criar Embaixadas e Consulados.

A cobertura vem do Senhor diretamente. A autoridade vem do Senhor diretamente. O amparo vem do Senhor diretamente. Mas isso não descarta a responsabilidade da igreja de Salvar. E salvai alguns com temor, arrebatando-os do fogo, odiando até a túnica manchada da carne. (Judas 1.23)

Se a Filial tivesse os mesmos recursos que a Sede ainda poderia aceitar a implantação da mesma. Mas ter uma Filial somente nominativa com recursos paupérrimos não é viável a ninguém, principalmente para nações que hospedam esses ministérios.

Por causa da Missão Filial que os pastores não querem Adotar Barcos Andando, querem construir seus próprios barcos e sair pelo mundo. Pois querem enviar o Filhão, o Amigão, alugar o apartamentão, dar o Cartão, o Carrão tudo na mão.

Pastores que querem ajudar os Missionários que já estão em Missão, são bem-vindos aqui no Chile, mas onde nossas igrejas nativas não tenham que trocar de Letreiro nem de Liturgia, nem mesmo de Visão.

Mas se não queres fazer Parcerias o problema será da sua consciência. Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem não ouviram? E como ouvirão se não há quem pregue? E como pregarão se não forem enviados? (Romanos 10.13-15).

Semelhantemente, quando o justo se desviar da sua justiça, e cometer a iniquidade, e eu puser diante dele um tropeço, ele morrerá: porque tu não o avisaste, no seu pecado morrerá; e suas justiças, que tiver praticado, não serão lembradas, mas o seu sangue, da tua mão o requererei. (Ezequiel 3.20)

Visite - Certifique e Indique nossos Blogs:
http://centrodealegriachile.blogspot.com/
http://pronami.blogspot.com/
http://palavraprofeticaepromessa.blogspot.com.br/
http://mulheresespeciaiscomisivonekarkle.blogspot.com/
Conta Corrente 18.491-8 Agencia 3078-3 Banco do Brasil

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Curiosidades sobre o Iraque


IRAQUE

Nos tempos bíblicos, o atual Iraque era conhecido como Babilônia. Há relatos mostrando que o apóstolo Tomé foi o primeiro a levar o Evangelho àquele território. O país tem 25 milhões de habitantes, sendo a maioria árabe (80%); os curdos são 15% da população. O islamismo é a religião de 96% dos iraquianos. Eles estão divididos em xiitas (62%) e habitam o Sul do país; no Centro estão os sunitas (35%), que são a mesma facção islâmica dos curdos do Norte.

Nas últimas décadas o país tem sido palco de guerras e conflitos internos. Desde 2003 já são cerca de 650 mil mortos. O desemprego atinge 75% da população. Mulheres se vendem em troca de comida. Não há estrutura, como transportes coletivos, e as escolas funcionam precariamente. O caos é total!

É nesse contexto de adversidade que, hoje, obreiros iraquianos e brasileiros, através de Missões Mundiais, semeiam as boas novas de salvação.

A primeira igreja batista em solo iraquiano surgiu em 2004, na capital Bagdá, graças ao trabalho iniciado em 1985 pelo missionário de Missões Mundiais, Pr. Khalil Samara. O Evangelho se espalhou e chegou ao Norte do país, onde já foi organizada a segunda igreja.

É no Norte do Iraque que fica o Curdistão, uma área muçulmana com grande diversidade de tribos, o que dificulta os novos convertidos de andarem numa mesma visão. Por causa dessa realidade, a igreja evangélica precisa desenvolver um forte trabalho de discipulado, a fim de que todos os iraquianos sejam alcançados pela graça do Pai. 


Curiosidades sobre o Iraque

Você sabia que a terra onde se disputa uma guerra com interesses mundiais em razão do petróleo possui memoráveis histórias e mitos da civilização?

Veja alguns deles a seguir:

  • O jardim do Éden era no Iraque.
  • Mesopotâmia, onde agora é o Iraque, foi o berço da civilização.
  • Noé construiu a Arca no Iraque.
  • A torre de Babel ficava no Iraque.
  • Abraão era de Ur, que ficava no sul do Iraque.
  • A esposa de Isaac, Rebeca, era de Nahor, que ficava no Iraque.
  • Jacó encontrou-se com Raquel no Iraque.
  • Jonas rezou em Nínive, que ficava no Iraque.
  • Assíria, que ficava no Iraque, conquistou as dez tribos de Israel.
  • Babilônia, que ficava no Iraque, destruiu Jerusalém.
  • Daniel esteve na cova dos leões. Onde? No Iraque!
  • Baltazar, rei de Babilônia, viu a “escrita na parede” no Iraque.
  • Nabucodonosor, rei da Babilônia, carregou os judeus prisioneiros através do Iraque.
  • Ezequiel fez suas orações no Iraque.
  • Os Reis Magos eram do Iraque.
  • Pedro também fez orações no Iraque.
  • O “império do homem”, descrito na Revelação, era a chamada Babilônia, uma cidade do Iraque.
Outra curiosidade interessante é que o Iraque é a segunda terra mais mencionada na Bíblia, depois de Israel. Na Bíblia, corresponde aos nomes Babilônia, terra de Shinar e Mesopotâmia. A palavra Mesopotâmia significa “entre dois rios”, mais exatamente entre os rios Tigre e Eufrates. O nome Iraque significa “país com raízes profundas”. Certamente o Iraque é um país com raízes profundas e de enorme importância na Bíblia. Com exceção de Israel, nenhuma outra nação tem mais história e profecias associadas a ela do que o Iraque.


Fonte: Junta de Missões Mundiais da Convenção Batista Brasileira.